Acesse e Curta a Fan Page

CURTA A FAN PAGE O PANTERA TRICOLOR NO FACEBOOK

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Retrospectiva 2008

Os fatos que marcaram o Botafogo neste ano que se encerra.

Vou fazer um balanço do que aconteceu nesse ano que se encerra.

Num aspecto geral, foi uma temporada de objetivo conquistado no primeiro semestre e no segundo semestre com planejamento equivocado. Muitos eventos comemorativos aos 90 anos do Pantera. Diria que foi um ano nota 7,5.

Vamos aos fatos, que estão divididos por categorias:

TOP 10 do Botafogo

1- Willian - Jogador que chegou na 11ª rodada do Paulista da A2 e foi o diferencial para o acesso do time, jogador de área, com bastante força e inteligência caiu no agrado da torcida que anseia por seu retorno.
2- João Henrique - Um dos jogadores que mais jogou na A2, fez gols importantissimos, no comeFogo fez um Gol inesquecivel e na segunda fase foi um garçom do time.
3- Renato - esta nessa posição pelas defesas importantes que fez na fase final, pois na copinha caiu estranhamente de rendimento e foi dispensado, para justificar sua posição, destaco os jogos em Santo André e Araras.
4- Branquinho - quem tinha medo se ele iria render no Botafogo o mesmo que rendia contra o Botafogo, fez sua parte e não pipocou nas descisões, sua excelência garantiu seu retorno para a A1.
5- Roberto - Após a saida de Alexandre, Roberto assumiu a titularidade e após 10 jogos com 5V, 3E e 2D, perdeu a vaga para Renato após sofrer uma lesão causada por entrada criminosa recebida no jogo contra o Oeste em Itápolis onde o Pantera defendia invencibilidade de 8 jogos.
6- Guilherme - Companheiro de João Henrique na criação teve altos e baixos, mas seus gols na fase final contra a Ferroviária foram descisivos.
7- Lau - Alguns vão criticar, mas na minha opinião, cadenciou o jogo do Botafogo a partir da 10ª rodada e dava qualidade na saida de bola.
8- Cenedezzi - Bola pro mato que o jogo é de campeonato, caiu no meu conceito após uma fraquissima Copa Paulista, entra na lista pela raça demonstrada na A2.
9- Johildo - Zagueiro que assumiu a posição e com muita raça fez diferença na destruição de jogadas, fez muita, muita falta em Araraquara.
10- Leo Dias - Ele e João Henrique jogaram a maioria dos jogos, nos jogos finais perdeu a posição para Guilherme, mas sempre precisava entrar para mudar ou segurar o resultado à favor do Pantera.

Lideranças e Reconhecimento:

1-Virgilio/Luiz Pereira - Da A3 para a A1 em 3 anos, reconstrução do estádio e credibilidade reconquistada.
2-Willian: Era atacante titular e nosso zagueiro de Plantão, fez o time mudar de cara e os adversários temerem. Com carisma e profissionalismo deixou saudades.
3-Luciano Dias: Excelente técnico, trabalhador e com estrela. Queimou a lingua de muitos criticos e continua contrariando os criticos com acessos seguidos.
4-Jalmar e Festucci: AMADORES (No sentido que fazem com AMOR AO BOTAFOGO, pois se mostram mais competentes que muitos profissionais remunerados) que com apoio financeiro dos jogos grandes que vieram, conseguiram buscar peças chaves que mudaram os rumos do Pantera na A2.
5-André Trindade: Conduziu a FFT pela Avenida do Samba, tornou realidade o sonho do Bandeirão, ofereceu um ambiente de qualidade para a torcida assistir os jogos e se reunir, em 2 caravanas (Araras e Araraquara) liderou grande número de torcedores sem confrontos.

Jogos importantes

1- Botafogo 2x1 cfc - Ganhar comeFOGO é sempre bom, de virada mais gostoso, com golaço melhor ainda, para defiir... CRÉUUUUU!
2- União São João 0x1 BOTAFOGO - Sofrimento até o apito final, gol trabalhado pelos craques do time, o jogo que deu o gosto do Acesso.
3- Botafogo 1x1 Santo André - Jogo do Acesso, empate suado com gol de Willian, Santa Cruz em festa, maior público dos últimos anos, festa antecipada.
4- Botafogo 4x1 Ferroviária - Jogo que deu confiança para o time e a torcida no quadrangular, quebrando tabus e calando os pessimistas, uma goleada digna de aplausos.
5- Santo André 2x2 BOTAFOGO - Confronto direto, empate valoroso. Jogo que reunio mais de 300 botafoguenses na Sede Social do Clube. Fotos desse dia chegaram aos jogadores através de CD e mostrou que aos jogadores a força da torcida.
6- Mogi Mirim 1 x 2 BOTAFOGO - O inicio da virada, esse jogo foi fundamental para colocar o Botafogo no caminho do acesso.

Acontecimentos Importantes:

1- Apresentação dos Uniformes no inicio do ano, torcida presente no Jordiano, cantando hino e fazendo festa.
2- Desfile da FFT no Carnaval 2008.
3- Estreia do Bandeirão no comeFOGO.
4- Jogo na Sede Social - Santo André x Botafogo - mais de 300 botafoguenses presentes fazendo corrente positiva assistindo o jogo no Telão.
5- Festa do Acesso antecipado no dia 30/04 e 01/05 de 2008!
6- Feijoada da Primeira, Jantar do Acesso no Ipanema, Boi no Rolete e Coquetel de Apresentação das obras, eventos que fizeram a coletividade se reunir para comemorar o acesso e celebrar a reconstrução.
7- Exposição dos 90 do Botafogo no Shopping Santa Ursula.
8- Lançamento do selo comemorativo dos 90 anos.
9- Lançamento da Camisa 90 anos personalizada em 1º lote e 2º modelo da camisa 90 anos lançado no segundo lote.
10- Caravanas - Olimpia, São José do Rio Preto, Itapolis, Monte Azul Paulista, Araras e Araraquara - Torcida em massa ao Lado do time nos momentos decisivos.

Decepções

1- Magrão - Atacante - infelizmente a camisa pesou demais e ficou queimado no clube.
2- Fahel Jr. - Técnico que mantem Magrão de titular e coloca ainda Cenedezzi no banco no comeFOGO não tem cacife para comandar o Pantera. Acesso com o Santo André e Fracasso no Pantera.
3- Reivan - Lateral esquerdo - a expectativa em relação a sua contratação foi grande, mas não correspondeu.
4- Cenedezzi, João Renato, Renato - Queda vertiginosa de produção na Copa Paulista.
5- Campanha na Copa Paulista - Ao invés de usar a base para completar o elenco, foram trazidos jogadores do Iraty e um técnico sem expressão. Contratações equivocadas e teimosia dos técnicos fizeram que o segundo semestre precisasse ser apagado da memória. Fez o torcedor perder a euforia do acesso.
6- Venda de Passaportes - A torcida do Botafogo se mostrou incredula, querendo ver o time primeiro para depois comprar o passaporte, isso atrasou a montagem do elenco.
7- Sub-17 e Sub-20, eliminados na 1ª fase do Campeonato Paulista.

Desejo, um ano 2009 de realizações para todos os Botafoguenses, que nosso Pantera se mantenha na A1, consiga vaga na Série D e continuemos no trabalho de reconstrução ecômica, estrutural e ética do nosso amado Botafogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário