Acesse e Curta a Fan Page

CURTA A FAN PAGE O PANTERA TRICOLOR NO FACEBOOK

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O problema está no elenco, no técnico ou na tabela?

Analisando os comentários desta segunda feira, li, vi e ouvi muitos comentaristas, jornalistas e torcedores, colocarem o Botafogo como um favorito ao rebaixamento.
.
Quem analisa a conquista dos 2 pontos em 4 rodadas, faz as contas e chega ao percentual de 16% de aproveitamento dos pontos disputados até agora.
.
Mas deixando o fanatismo de lado, e também afastando o pessimismo, vou analisar da seguinte maneira:
- Dos 12 pontos, apenas 3 foram disputados em Santa Cruz, o que representa 25% do total. Estamos assim com um deficit de 9% ou 1 ponto para uma campanha caseira, onde venceriamos apenas em casa.
- Se tivessemos ganho do Bragantino e perdido do Guaratinguetá e do Marilia, estariamos também na 17ª posição, mas atrás de Marilia e Guaratingueta que teriam 4 pontos contra 3 do Botafogo, que ficaria para trás seria o Bragantino que caso tivesse perdido estaria sem pontos por depois de nosso jogo perdeu todos os outros.
.
Agora quanto ao time, no jogo do Bragantino o goleiro do braga evitou o empate, e em falhas de entrosamento e individuais fizeram a diferença a favor do nosso adversário.
Em Guaratinguetá, a expulsão de um jogador no fim do 1º tempo quando estavamos melhores, fez com que o Botafogo entrasse em desvantagem na segunda etapa, e o empate acabou sendo um resultado satisfatório nessas circuntâncias. Nesses dois primeiros jogos, acredito que as alterações processadas foram necessárias e surtiram efeito ou para precionar o adversário ou então segurar o resultado.
.
Contra o Corinthians, o penalti não assinalado fez diferença, mas o time armado com 3 volantes foi ideal para o jogo, aproveintando as falha dos adversário e com contra ataques rápidos. Na minha opinião, ele apenas demorou para mexer e colocar Frontini para ficar com 3 atacantes para tentar o gol e segurar os avanços do time da capital.
Em Marilia, a pressão por Minhoca foi constante, e mesmo com um jogo lento de seu armador o técnico aguardou que com uma jogada de craque conseguisse deixar os companheiros na frente do gol para finalizar o duelo.
A insistência em Marco Aurelio me irritou e acredito que Rafinha mereça uma chance.
.
Já que escrevi cintando dois jogadores, vou falar do time. Paulo Musse me parece recuperado das falhas em Ribeirão, Rafinha deve ser testado na lateral, Rudney já ficara a disposição, e Frontini, que foi dúvida no sábado passado, pode superar a tendinite e voltar a ser o centro avante que precisamos.
Quem viu o primeiro tempo contra o Corinthians acreditou em evolução, mas o empate contra o terrivel Marilia deu a impressão de incompetência e regressão. Mas cito o exemplo do Santos que chutou 7 bolas na trave e perdeu de 2x0 para o fraco Ituano, nem sempre o melhor e com mais chances vence.
.
Acredito que o Botafogo tem um bom elenco, que carece de algumas peças de reposição ainda, mas que demonstrou evolução no entrosamento.
O técnico, que recebeu os jogadores em cima da hora e só pode fazer 2 jogos treinos antes da estréia, também leva um pouco da culpa por sua teimosia.
.
Nossa tabela foi ingrata, mas conseguimos tirar 2 pontos de cada adversário direto, e agora teremos 8 jogos em casa e 7 fora. É o momento de refletir, agora que vamos jogar em casa é a hora que temos que apoiar.
Se conseguirmos as 8 vitórias será excelente, mas acreditando que com 20 pontos a escapada da zona de rebaixamento é quase certa, ainda poderiamos perder 2 jogos em casa, e não ganhar nenhum fora, e alcancariamos essa pontuação.
.
Os times abaixo levando-se em conta o número de jogos em casa estão com aproveitamento pior que o do Botafogo. Noroeste e Mogi jogaram 3 em casa e estão com baixa pontuação. Se o Botafogo estivesse na situação dos dois eu ficaria preocupado, e concordaria com a grande chance de rebaixamento.
ITUANO - 2 em CASA - Tem 4 pontos - PERDIDOS -2
PONTE PRETA - 2 em CASA - Tem 4 pontos - PERDIDOS -2
BRAGANTINO - 2 em CASA - Tem 3 pontos - PERDIDOS -3
MARILIA - 2 em CASA - Tem 2 pontos - PERDIDOS -4
MOGI MIRIM - 3 em CASA - Tem 3 pontos - PERDIDOS -6
NOROESTE - 3 em CASA - Tem 1 ponto - PERDIDOS -8
.
Contra o Guarani, a reação dos jogadores em Santa Cruz vai ser testada, a qualidade do técnico terá que ser apresentada e para embalar será necessário aproveitar o jogo em seus dominios para ainda assim ficar devendo 1 ponto, mas totalmente possível de reconquistar nos demais jogos fora.
.
A torcida foi convocada para prestigiar esse clássico do interior, onde de um lado estará o técnico que nos deu o acesso, e do outro um técnico que precisará provar estar a altura do clube.
.
Os ingressos devem começar a ser vendidos na quarta-feira após as 10:00 e o torcedor vai já encontrar os ingressos para o jogo do Botafogo x São Paulo no domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário