Acesse e Curta a Fan Page

CURTA A FAN PAGE O PANTERA TRICOLOR NO FACEBOOK

segunda-feira, 13 de abril de 2009

O preço de uma escolha.

Amigos botafoguenses, pensei muito se deveria escrever aqui sobre o outro time da cidade. Este um espaço de primeira, não tem como objetivo tripudiar com as infelicidades dos demais times adversários de nossa divisão de elite ou das divisões abaixo.
Após uma reflexão, resolvi trazer para nossa memória o preço que uma escolha mal feita pode custar.
Sabemos que em 2005 o Botafogo jogou com o jogador Duda irregularmente contra o Rio Preto no Campeonato Paulista da A2 daquele ano, e não demorou muito já sabiamos que a perda de 6 pontos era iminente, tinhamos então em campo conquistar um saldo para não depender desses pontos para lutar contra o rebaixamento.
Chegamos em um ultimo jogo dentro de casa contra o outro time da cidade com a dependência de 3 pontos para que mesmo com a perda dos pontos nos mantivessemos na Série A2.
Neste jogo a rivalidade falou mais alto e o outro time da cidade que já estava classificado, se arriscou por conta de pressão de diretores que colocaram a rivalidade acima do interesse maior do clube que seria o acesso. Essa escolha teve um preço alto, com 4 jogadores do outro time suspensos para a primeira rodada da fase semifinal. Em contra partida, comemoram a impossibilidade do Botafogo se manter na divisão.
Na sequencia deste campeonato logo no primeiro jogo da fase semifinal, o outro time da cidade foi derrotado pela fraca equipe do Araçatuba e ficou em desvantagem pois todos os outros clubes conquistaram pontos contra esse adversário, e no final o sonhado acesso desde 86 não aconteceu.
Ao Botafogo restou a A3 de 2006, mas onde desde junho de 2005, começou a se movimentar uma nova chapa para eleição, um novo grupo com uma ideologia e credibilidade diferente, que reorganizou as finanças do clube, estabelecendo valores que precisavam ser arrecadados para quitar dividas com fornecedores que reestabeleciam o funcionamento do dia a dia do clube, e iniciou-se a montagem do elenco para a A3 2006.
Após muito trabalho e colaboração o Pantera com muita união conquistou seu acesso para a A2 2007 sagrando-se campeão da divisão.
Em 2007 por 1 ponto o acesso não aconteceu e em 2008 conquistamos o acesso para a A1 2009.
A reestruturação se veio com a união, com trabalho, com seriedade, com honestidade, com credibilidade, com sacrificio e com amor. Virtudes e qualidades da reconstrução do Botafogo, que correm no sangue botafoguense e que muitos podem querer copiar mas dificilmente vão se igualar.
O outro time da cidade em 2006, 2007 e 2008 figurou nas últimas posições do campeonato, e em 2009 foi rebaixado na penúltima rodada. Enganou-se com um "boa" campanha na primeira fase de Copa Paulista e entraram na A2 2009 com um time com qualidade técnica abaixo do nivel do campeonato e ainda com problemas estruturais e administrativos como falta de dinheiro para pagamento de fornecedores como a CPFL e com atraso de salário em alguns dias.
Não é possivel dizer que se tivessem jogado com um time reserva teria ganhado ou perdido do Botafogo em 2005, e poupando jogadores teria entrado mais forte para a fase semifinal e conquistado o acesso para a A1, criando uma nova realidade.
Não é possível dizer que será encontrado entre o empresário e torcedores um grupo de colaboredores com a mesma força, união, envolvimento e comprometimento para a recondução do outro time para divisões acima como aconteceu com o Botafogo.
Não é possível afirmar que o clube caminhará para venda de patrimônio para saldar dividas e estabelecer uma administração mais tranquila ou então para um novo rebaixamento em 2010 como aconteceu com a já Campeã Paulista Inter de Limeira.
Mas baseado nos acontecimentos é possivel que eu afirme, o preço pago pela priorização da rivalidade custou muito caro e o castigo veio batendo a porta até ser consumado.

Uma mensagem para os Botafoguenses é que o rebaixamento ocorrido com o outro time da cidade, nada agrega para o Botafogo. Não saldará as enormes dividas fiscais, civeis e trabalhistas do Botafogo. Não fez com que o Botafogo amanhecesse mais forte frente aos 19 adversários da A1 2010. E ainda não muda a situação de alerta para 2010, para que os mesmos erros deste ano não se repitam. Que os Botafoguenses foquem a instituição Botafogo em primeiro lugar e a rivalidade seja apenas coadjuvante na história panterina que caminha com as próprias forças e olhando para frente e apenas para os adversários da elite.

Para aqueles que não tiveram acesso as imagens seguem alguns videos do ocorrido no dia 12/04/2009. Ps: Ontem a Ferroviária completava 59 anos de fundação, foi rebaixada, e teve seu castigo por querer atrapalhar o acesso do Pantera em 2008...rs

http://www.youtube.com/watch?v=JTz0Vq6lcyQ
http://eptv.globo.com/emc/0,0,1,861;3,festa+botafogo.aspx

2 comentários:

  1. LUKAZ, ADMIRO SEU TRABALHO, MAS ESTE POST, PUTZ, QUE MERDA, "SERVIR DE ALERTA, ETECETERA E TAL" FODA-SE, O QUE INTERESSA É FUDE O BAFO
    QUEM É BOTAFOGUENSE MESMO PREFERE MIL VEZES O BAFO NA A3 QUE SERIE D OU TTULO DO INTERIOR, VDC FOI CHATO, PRA NÃO FALA OUTRA COISA , MENOS NA FIDALGUIA E PAU NO CU DU BAFU

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto, Lukax! Abraço a este grande Botafoguense que és! Rogério

    ResponderExcluir