Acesse e Curta a Fan Page

CURTA A FAN PAGE O PANTERA TRICOLOR NO FACEBOOK

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Polêmica entre Botafogo e SME-RP

No dia 15/05 o Botafogo recebeu Oficio da Secretária Municipal de Esportes de Ribeirão Preto para que o clube representasse Ribeirão Preto nos Jogos Reginais de Franca 2009. Mas na quinta feira passada dia 21/05 a Secretária mudou de idéia e divulgou que quem representaria a cidade seria a equipe WG Novos Talentos - do Vereador Walter Gomes - após a realização de um jogo treino que terminou com a vitória da Equipe WG por 4x2.

Confira a nota de Repúdio divulgada pela assessoria de imprensa do Botafogo e a resposta da SME-RP.

NOTA DE REPÚDIO

A Diretoria Executiva do Botafogo Futebol Clube, através do Departamento de Desportos Amadores, com o objetivo de manifestar sua posição oficial em relação ao cancelamento do convite feito ao nosso clube através de oficio de número 437/09 datado de 15/05/2009 para que representássemos nossa cidade nos Jogos Regionais de 2009, a serem realizados em Franca em julho próximo, vem a público registrar seu repúdio e total indignação com o procedimento adotado pela Secretaria Municipal de Esportes de Ribeirão Preto ao simplesmente trocar as equipes representantes como se o Botafogo não estivesse se preparando para a competição.

Cabe ressaltar que o Botafogo sempre que chamado a representar nossa cidade, mesmo nos momentos mais difíceis de sua gloriosa história, fez-se presente, levando com orgulho e dignidade o nome de Ribeirão Preto em sua camisa. É importante destacar também, que o Botafogo vem respeitando o acordo tácito de representar Ribeirão Preto ano sim, ano não, dizendo presente mesmo na impossibilidade de outras agremiações participarem, como ocorreu no ano de 2008.

Desta forma, caberia a Secretaria Municipal de Esportes respeitar o acordo, e, caso tivesse intenção de alterá-lo, que o fizesse para o ano vindouro, com o claro consentimento de todas as partes, e não em pleno exercício, mudando as regras do jogo após este ter-se iniciado, e principalmente, após formalizar o convite via documento oficial.

O argumento que o Secretário em exercício expôs na imprensa é sob nossa ótica, desprovido de consistência, substância e conteúdo, ao alegar, com base em um jogo treino, que nossa equipe está em estágio de preparação inferior a qualquer outra para enfrentar tal competição.

Caso tal argumento fosse válido e real, o Secretário despreza o princípio fundamental do esporte, principalmente o amador, que é o de competir, princípio este que, na sua posição, ele deveria respeitar, defender e disseminar.
Como sua base de análise é frágil, ele demonstra despreparo para exercer sua função, quebrando um acordo firmado, e desrespeitando uma entidade com mais de 90 anos de existência que sempre elevou o nome da cidade no âmbito do cenário esportivo nacional e internacional, preterindo uma agremiação tradicional em privilégio a outra, claramente patrocinada por um vereador em mandato atual.

Sendo assim, em respeito a sua comunidade de torcedores, o Departamento Amador do Botafogo Futebol Clube, entrega a partir deste momento a situação ao Departamento Jurídico do clube para criteriosa avaliação, diante do flagrante desrespeito à instituição, ressaltando ainda que, a continuar com este tipo de procedimento, o Departamento Amador se reserva ao direito de não manter relação de colaboração com a atual Secretaria de Esportes, visto que não há estabelecimento de confiabilidade.
A diretoria do Botafogo ressalta o desejo de sucesso à cidade nos Jogos Regionais em todas as modalidades.

MARCO AURÉLIO CYRILLO CHRISOSTOMO
Vice-Presidente de Desportos Amadores BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE



RESPOSTA AO COMUNICADO OFICIAL À IMPRENSA NOTA DE REPÚDIO.
Ribeirão Preto, 25 de maio de 2009

Em resposta a nota entregue a imprensa de nossa cidade, na qualidade de Secretário Municipal de Esportes por meio desta venho declarar:

Em concordância com o autor da nota, reconheço o valor do clube, nosso glorioso Botafogo como tradicional valor e reconhecimento no mercado nacional e internacional do futebol. Clube este que tive a oportunidade e o privilégio de “vestir e honrar” em várias partidas oficiais, nacionais e internacionais. Aproveito para saudar os torcedores botafoguenses e declarar para quem esta nota chegar, o meu profundo respeito e admiração pelo tricolor da Santa Cruz e sua história. Se de alguma forma ofendi a história do clube, ao torcedor minhas sinceras desculpas!


Ao mudar de opinião quanto ao representante que terá o privilégio de representar nossa cidade nos jogos regionais de 2009 na modalidade do futebol de campo, nos reservamos ao direito da escolha que obedece a um principal critério, que é o de “escolher os melhores dando oportunidade a todos” para representar nossa cidade quando se fizer necessário, não há lei que nos obrigue a escolher de forma definitiva nenhum representante, tratando a todos de forma igualitária. Desta forma, mudarei de trajetória sempre que entender ser necessário para atender os interesses da cidade, ainda que alguns desconfortos sejam criados.


Em relação à análise do mentor da nota dedicada a minha pessoa, gostaria de informar que o que me capacita a ocupar esta pasta já foi exposto quando da minha nomeação. Não conheço o autor da nota, sua vida, sua história no esporte, conheço o Botafogo, e os torcedores do Botafogo conhecem minha história, e isso basta! Aproveito para agradecer as ligações de apoio que recebi de pais de alunos, atletas, professores, colegas da mídia, simpatizantes, colaboradores e de sensatos tricolores que entenderam nossas razões.

Coloco-me à disposição de todos para qualquer esclarecimento,

Atenciosamente:

Roberto Palmieri
Secretário de Esportes

Um comentário:

  1. ainda bem que o Palmieri pos o termo 'honrar' entre aspas.

    ResponderExcluir